ARTIGOS

RESPEITO – PALAVRA SIMPLES E DIFÍCIL, AFINAL SOMOS HUMANOS – UMA QUESTÃO DE EVOLUÇÃO

“Todos somos iguais na exata medida de nossas diferenças”

Como podem notar, a frase acima está entre aspas, não porque tenha copiado de algum outro autor, mas simplesmente por acreditar no que ela significa e pela sua importância e profundidade, não acreditando que alguém nunca a tenha escrito ou falado. Uma questão de “Respeito” ao eventual autor.

E o que é o “respeito”?

Acredito que o respeito existe na medida em que nos desvencilhamos de dar importância aos conceitos de ser “mais ou menos”, “maior ou menor” e “certo ou errado”, sabendo que somos diferentes, mas iguais perante a Deus e ao universo.

Se refletirmos sobre nosso dia a dia, veremos que tudo o que acontece em nossos relacionamentos estão diretamente ligados aos conceitos acima.

Por que discutimos e brigamos? Por diversos motivos, mas todos ligados aos conceitos referidos. Então vejamos;

Porque sei mais do que você.

Porque sou maior do que você.

Porque eu estou certo e você errado.

Baseado na frase tema deste artigo, vamos desconstruir cada uma das respostas acima.

Todos nós nascemos, crescemos, estudamos ou não, ou seja, vivemos. Cada com sua vida e suas experiências, ninguém vive a mesma experiência que seu semelhante, nem mesmo enxerga e entende da mesma forma os conhecimentos adquiridos. Haja vista as diversas religiões, credos e ideologias.

Partindo desta premissa, para que eu possa saber mais do que você, teria que viver a sua vida e interpretar suas experiências da mesma forma. Isto é impossível, até porque tudo o que passamos são fruto de nossas escolhas baseadas em conceitos adquiridos nesta ou em outras vidas passadas.

O que nos faz acreditar que somos mais ou menos, maior ou menor ou estarmos certos ou errados, na medida em que nascemos e morremos da mesma forma como um acender e ou apagar de luz?

Ninguém é igual ao outro, somos todos diferentes, temos experiências diferentes, conhecimentos diferentes, formas diferentes de enxergar os fatos, mas, o mais importante, não somos, mais ou menos, maior ou menor, ou estamos certos ou errados. Esta constatação se traduz em apenas uma palavra chamada Respeito.

Em nossas empresas, muitas vezes agimos com intolerância e prepotência, achando que somos melhores e maiores, entre nossos pares e concorrentes. Quando isso acontece, o respeito é deixado de lado e o futuro nem preciso profetizar.

Henrique Alfredo Bokermann Guerra – 07/2018

Mais artigos